Medialivre

Especialista Audiências e SEO

Medialivre

Desenvolvimento Digital

Especialista Audiências e SEO

Lisboa

Híbrido

Full Time

Responsável por trabalhar em conjunto com as áreas editoriais, o especialista em Audiências e SEO tem como função analisar e otimizar a performance em diversos canais, incluindo Google, redes sociais, notificações, newsletters e recirculação no site. Este profissional terá um olhar estratégico sobre a audiência como um todo, com o objetivo de melhorar o desempenho e aumentar a fidelização dos utilizadores.

Principais responsabilidades

  • Encontrar oportunidades para aumentar e fidelizar a audiência, optimizando as notícias do dia, conteúdo evergreen e canais;

  • Recolher e analisar dados para fundamentar a estratégia e recomendar à equipa editorial os conteúdos que tragam novas audiências e melhorem o envolvimento e a fidelização da audiência atual;

  • Analisar diariamente a audiência dos sites editoriais da Medialivre, com maior enfoque no tráfego gerado pelo Google;

  • Recomendar e treinar a redação nas melhores práticas de SEO, de forma contínua;

  • Sugerir otimizações técnicas e EATT;

  •  Gerir e monitorizar audiências em tempo real e a longo prazo, identificando oportunidades;

  • Gerir e monitorizar KPIs de search e sugerir recomendações estratégicas para melhorar os resultados nos artigos ou temas mais importantes;

  • Analisar e comunicar regularmente recomendações estratégicas aos editores, baseadas em insights de audiência do Google Trends, redes sociais e outras ferramentas;

  • Trabalhar em conjunto com a área técnica na otimização dos resultados de search, Discover e IA;

  • Em conjunto com a área editorial, trabalhar em conteúdo evergreen para otimizar os resultados de longo prazo;

  • Regularmente, promover formação e partilha de melhores práticas com a redação;

  • Monitorizar e reagir a alterações de algoritmo.

Perfil

  • Formação superior em Comunicação, Marketing, ou área relacionada;
  • Interesse em análise de dados e estratégias digitais;
  • Experiência de trabalho em SEO.
    Grande conhecimento de estratégia de SEO e melhores práticas para live, breaking news e conteúdo evergreen;
  • Experiência com Google Analytics, Search Console, Screaming Frog (ou similar) e outras ferramentas de SEO;
  • Capacidade de trabalhar de forma independente com supervisão mínima, mantendo um bom relacionamento e comunicação;
  • Conhecimento em ferramentas de análise de dados: Microsoft Power BI, Looker Studio, Microsoft Excel, etc;
  • Experiência na análise e interpretação de dados para suporte à estratégia de audiências;
  • Conhecimentos sólidos em SEO e análise de dados;
  • Capacidade de comunicação clara e eficaz com equipas editoriais e técnicas;
  • Autonomia e sentido de responsabilidade, com capacidade para gerir múltiplas tarefas de forma eficiente.

O que oferecemos?

  • Oportunidade de fazer parte de um dos maiores grupos editoriais de Portugal;
  • Integração numa equipa jovem, dinâmica e em constante aprendizagem;
  • Vínculo contratual sem termo;
  • Seguro de Saúde e Seguro de Vida.