Responsável por trabalhar em conjunto com as áreas editoriais, o especialista em Audiências e SEO tem como função analisar e otimizar a performance em diversos canais, incluindo Google, redes sociais, notificações, newsletters e recirculação no site. Este profissional terá um olhar estratégico sobre a audiência como um todo, com o objetivo de melhorar o desempenho e aumentar a fidelização dos utilizadores.
Principais responsabilidades
-
Encontrar oportunidades para aumentar e fidelizar a audiência, optimizando as notícias do dia, conteúdo evergreen e canais;
-
Recolher e analisar dados para fundamentar a estratégia e recomendar à equipa editorial os conteúdos que tragam novas audiências e melhorem o envolvimento e a fidelização da audiência atual;
-
Analisar diariamente a audiência dos sites editoriais da Medialivre, com maior enfoque no tráfego gerado pelo Google;
-
Recomendar e treinar a redação nas melhores práticas de SEO, de forma contínua;
-
Sugerir otimizações técnicas e EATT;
-
Gerir e monitorizar audiências em tempo real e a longo prazo, identificando oportunidades;
-
Gerir e monitorizar KPIs de search e sugerir recomendações estratégicas para melhorar os resultados nos artigos ou temas mais importantes;
-
Analisar e comunicar regularmente recomendações estratégicas aos editores, baseadas em insights de audiência do Google Trends, redes sociais e outras ferramentas;
-
Trabalhar em conjunto com a área técnica na otimização dos resultados de search, Discover e IA;
-
Em conjunto com a área editorial, trabalhar em conteúdo evergreen para otimizar os resultados de longo prazo;
-
Regularmente, promover formação e partilha de melhores práticas com a redação;
-
Monitorizar e reagir a alterações de algoritmo.
Perfil
- Formação superior em Comunicação, Marketing, ou área relacionada;
- Interesse em análise de dados e estratégias digitais;
- Experiência de trabalho em SEO.
Grande conhecimento de estratégia de SEO e melhores práticas para live, breaking news e conteúdo evergreen; - Experiência com Google Analytics, Search Console, Screaming Frog (ou similar) e outras ferramentas de SEO;
- Capacidade de trabalhar de forma independente com supervisão mínima, mantendo um bom relacionamento e comunicação;
- Conhecimento em ferramentas de análise de dados: Microsoft Power BI, Looker Studio, Microsoft Excel, etc;
- Experiência na análise e interpretação de dados para suporte à estratégia de audiências;
- Conhecimentos sólidos em SEO e análise de dados;
- Capacidade de comunicação clara e eficaz com equipas editoriais e técnicas;
- Autonomia e sentido de responsabilidade, com capacidade para gerir múltiplas tarefas de forma eficiente.
O que oferecemos?
- Oportunidade de fazer parte de um dos maiores grupos editoriais de Portugal;
- Integração numa equipa jovem, dinâmica e em constante aprendizagem;
- Vínculo contratual sem termo;
- Seguro de Saúde e Seguro de Vida.